top of page

INSPIRAÇÃO

Uma importante forma de valorização e divulgação da cultura de um povo se dá por meio de objetos que carregam consigo características que traduzem os aspectos de uma sociedade, sua tradição e sua história.

Devido à riqueza gerada pela exploração do ouro no período colonial, com apogeu no século XVIII, Minas Gerais é berço de grandes artistas e possui o conjunto das principais cidades barrocas do Brasil. Estas, repletas de obras de arte com estilos e características próprios, são fonte infinita de inspiração para novas criações e releituras, com utilização de ferramentas contemporâneas do design, do uso de novos suportes e tecnologias modernas. 

Para a primeira linha de produtos Patrimônio em Cores, foi escolhida a cidade de Congonhas, em Minas Gerais, localizada a 80 quilômetros de Belo Horizonte, por possuir o maior acervo de obras barrocas, deixado pelo mestre Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, artista mais expressivo do período colonial.

 

Seu conjunto, reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade, é composto pela Basílica do Senhor Bom Jesus, por seis capelas com os Passos das Paixão de Cristo, com sessenta e seis imagens esculpidas em madeira, em tamanho natural; além dos dozes profetas esculpidos em pedra-sabão, localizados no adro da igreja e muitas outras obras em seu interior e outros monumentos.

bottom of page